quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um dia em Mauá!!!

Mauá 28 de julho de 2009

(*nome fictício)

Hoje passei o dia com alguns amigos que realizam um projeto em Mauá, uma cidadezinha do interior do Rio longe de tudo e perece estar esquecida pelo restantante da sociedade.

São poucas ruas asfaltadas e muita precariedade, a maioria das pessoas não tem emprego, os poucos que conseguem trabalhar precisam descer para a capital que fica a mais de uma hora dali, essa é a situação da maior parte dos moradores de Mauá.

Em 2005 um grupo começou a se reunir em baixo de uma árvore acolhendo todas as pessoas que se achegavam, com amor, dedicação, cuidado e toda a atenção que eles precisavam... hoje, em 2009, estão atendendo várias pessoas em uma casa com cursos de artesanato, educação, esportes e evangelização.

*Márcia, é uma das atendidas no projeto, deficiente física, não vê a hora de chegar as terças feiras para passar o dia todo no projeto. “Eu amo o dia de terça feira, vou para a escola pela manhã, depois venho para a aula de artesanato e depois tem culto a noite, chego em casa só para dormir. Minha mãe não fica o dia todo falando na minha cabeça.” Diz ela dando gargalhada de alegria quando estamos colocando-a no transporte para a levar para casa.

*Joana, uma senhora moradora ali desde seu nascimento, começou a freqüentar o projeto no tempo em que ainda se reunião embaixo da árvore. “Quando eu os conheci nos reuníamos embaixo da árvore, amei todos eles e não os abandono por nada, daqui não saio daqui ninguém me tira.” Comentou sorrindo de alegria após o curso.

*Renan, um adolescente de 16 anos, mora em uma casa muito precária com sua mãe e suas duas irmãs, mas elas tem sérios problemas mentais, o que esta gerando um retardamento em Renan, que não aparenta ter problemas psicológicos a não ser os referente a convivência com a família.

Além desses existem muitas outras pessoas que conheci e que me fizeram repensar a vida, como posso ser útil para cada pessoa necessitada, tanto aqui no Alemão como em qualquer outro lugar.Por isso estou decidido a ajuda-los no que posso.

Temos muitos adolescentes naquela região com poucas orientações sobre higiene pessoal, orientação sexual, profissional entre outras. Com isso fiquei ainda mais aguçado em formular um material de orientação sexual e profissional para poder atender esta necessidade tanto na comunidade, em Mauá e outros locais onde se reúnem grupos de jovens e adolescentes.

Precisamos levantar uma quantia em dinheiro para montar o material de conscientização. Aqueles que se interessarem em ajudar entre em contato conosco. Obrigado.

Digo.

Um comentário:

  1. Que exemplo de perseverança!
    Que Deus continue abençoando muito a vida deles e fazendo esse trabalho crescer cada vez mais Nele!!

    Paz.

    Tati

    ResponderExcluir