segunda-feira, 6 de julho de 2009

Nunca deixe o TE AMO para amanhã.


Estamos enfrentando momentos difíceis no Projeto Pátio, com dificuldade para comprar uma casa, dificuldade financeira para voluntários. Mas o maior desafio são os pequenos, as crianças do projeto. A maior parte delas está completamente atrasada na escola e pertencem a famílias desestruturadas em todos os sentidos. A situação de violência, de todos os anos na comunidade, afetou a todos. A poluição sonora, a agitação do cotidiano, a falta de recursos para se locomoverem e muitos outros fatores tem gerado uma criança com déficit de atenção, desinformada sobre novos modelos de vida, desatualizada da globalização e educação.
Destituídos de um cuidado adequado, muitas crianças chegam ao nosso Projeto totalmente confusas e com um alto grau de retardamento em seu desenvolvimento. Crianças de doze anos que pensamos ter nove, outras na quarta série e não sabem o ABC. O que foi desenvolvido nestas crianças durante todos esses anos de violência e ruínas é uma grande deslealdade.

O nosso objetivo não está em apenas reforçar o que aprenderam na escola, mas criar oportunidades para aprenderem um novo estilo de vida, com princípios e valores morais e éticos. Oferecendo educação de qualidade, lazer, alfabetização. Para isso, antes de tudo, o que eles precisam entender é o valor pessoal. Se sentirem seguros, amados... Ouvirem sempre EU TE AMO, e entenderem o que isso significa verdadeiramente.

Na última semana fizemos um tempo de bate-papo com eles, em que falamos a respeito de suas vidas, dificuldades e sonhos. Revelando a todos o quanto eram importantes para nós e para Deus. Que sonhamos com um bom futuro para cada um deles. Foi incrível a resposta de cada um.

Teve um momento que perguntei: O que nós, diretores e voluntários do projeto, sempre falamos para vocês e que precisam acreditar e entender? um deles com toda convicção respondeu: _ Que vocês nos amam.

Eles vivem nos abraçando na rua, quando chegam ou vão para casa, agora existe um brilho no olhar de esperança, força para lutar e conseguirem ter um bom comportamento, e é isso que nos traz uma convicção imensa do nosso papel aqui.

Então me lembrei daquele ditado popular “nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. É sempre muito importante dizer para o outro o valor que ele tem pra você, só assim ele poderá entender a razão de que você insiste tanto em mostrar a ele bons caminhos.

Digo

Nenhum comentário:

Postar um comentário